O processo de due diligence jurídica é a análise e avaliação detalhada de processos judiciais, processos administrativos e documentos pertinentes a uma determinada pessoa física e/ou jurídica.

Seu objetivo é identificar riscos e passivos legais, que possam surgir dos processos judiciais e administrativos em que esta figura como parte; realizar análise detalhada dos riscos de condenação ou vitória, verificando a possível influência dos processos no negócio jurídico a ser realizado; e sugestão e implantação de providências para a eliminação ou minimização dos riscos identificados.

O tempo para conclusão do trabalho poderá variar entre 2 semanas a 3 meses, dependendo da necessidade de deslocamento, bem como emissão de certidões.

No Due Diligence serão verificados:

01 - Processos comuns de caráter cível 

02 - Processos trabalhistas que envolvam ex-empregados

03 - Fiscais / Falências, processos do Fisco

04 - Protestos, dividas de cobrança

Havendo necessidade e para uma maior segurança para o cliente, poderemos também checar processos criminais, processos de família e processos em juizados especiais.

Os processos serão checados nas áreas de residência e/ou sede da empresa e suas filiais. Quando envolver bens imóveis a checagem deve ser realizada também nos locais onde estes se encontram.

Recomenda-se a realização de uma due diligence antes da realização de qualquer negócio que envolva a transação de valores a partir de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais). Isto ocorre pois o Judiciário em geral possui um tempo de atuação muito demorado, o que pode provocar prejuízos irrecuperáveis na realização de um negócio.

Dessa forma, antes da realização do negócio jurídico é possível obter um "Raio X" da situação jurídica das empresas e pessoas, concretizando-se o negócio com um razoável grau de segurança.